Acredito que todos já viram um Celtinha passando pela rua e sei que a maioria de vocês já simpatizou com esse belo carrinho. Hoje iremos falar um pouco sobre este sucesso da Chevrolet e como este carro foi mudado com o tempo, os motivos para ele ser um carro muito bem sucedido no mercado brasileiro e fazer parte da história de muitos de nós, brasileiros.
O Chevrolet Celta foi lançado no ano de 2000 e sua proposta era ser um carro de baixo custo de manutenção e que tivesse linhas que chamavam a atenção do consumidor. Seu design foi inspirado na segunda geração do Vectra e no estilo hatchback do corsa duas portas.Logo no primeiro ano de seu lançamento, a Chevrolet vendeu cerca de 100 mil unidades do veiculo e chegando ao fim de 2005, as vendas já alcançavam cerca de 560 mil unidades.
Mas por quais motivos este carro vendeu tanto?
A resposta esta no conceito do carro e em seus detalhes para o uso prático do dia a dia. O Celta era um carro mais acessível e de baixo custo de manutenção, o que já o favorecia muito, unido com um motor 1.0 (que era bem econômico e tinha um bom rendimento para a época) e as relações de marchas bem curtas planejadas para o uso urbano. Essas características eram o que colocavam ele em destaque em suas comparações com seus concorrentes. Um outro fator que ajudou muito nas vendas foi o seguro, isso pois não era um carro muito visado de roubo, o que barateava isto do carro.
A primeira motorização que fez parte do celta foi o motor MPFI criado em 1998 de 1.0L, que rendia originalmente 60cv de potência. Já a segunda motorização veio em meados de 2002 com o motor VHC (Very High Compression - "Compressão muito alta") de 1.0L que rendia originalmente 70cv, 10cv a mais que o usado anteriormente. Neste mesmo ano foi dado a opção de se usar o motor de 1.4L que rendia 85cv. A penúltima atualização da motorização do Celta foi em 2005, onde veio o motor VHC Flex Power, que permitia que você pudesse usar tanto gasolina como etanol. Por fim, sua ultima atualização foi em 2009 com o motor VHCE que rendia originalmente 77cv na gasolina e 78cv no etanol.
Existiam 6 versões antes do facelift em 2006:
Life: versão mais básica.
Spirit: versão intermediaria, podendo vir com motor 1.4 ou 1.0 e alguns outros opcionais.
Super: Versão que tinha mais opcionais, como a opção do ar quente, limpador e desembaçador traseiro, conta giros do motor e estampa diferenciada nos bancos.
Energy: Tinha itens exclusivos da versão.
Off-road: Era a versão "fora de estrada" e uma das mais completas. Tinha rodas de liga leve, proteção frontal e traseira, hack de teto, farol de neblina, estribos e adesivos laterais e os bancos e painel da versão super.
Piquet: No ano de 2003, uma parceria com a empresa Assolan Industrial e com o tricampeão mundial de F1, Nelson Piquet, foi fechada com o intuito de sortear a nível nacional 30 unidades de um veiculo limitado. Para a criação desta versão foi tido como base a versão super de 4 portas, com motor 1.0 VHC de 70cv à gasolina, o qual foi incrementado com Aerofólio, saias laterais e spioles, tanto dianteiro e traseiro, na cor do veiculo. As rodas eram de aro 13 e o carro vinha na cor amarelo esportivo.
O primeiro Facelift (reestilização) veio no ano de 2006 para que o Celta pudesse continuar competitivo com seus concorrentes. A inspiração veio por meio da 3° geração do Vectra, o qual foram atualizados os faróis e detalhes no interior do carro. Já no ano de 2011, o carro passou por outra atualização, onde as linhas, as cores e botões do painel mudaram de cor, o volante foi trocado e o escudo da Chevrolet era posicionado entre duas barras.
Em 2006 o número de versões do carro reduziu, ficando apenas com as versões Life, Spirit e Super (com algumas alterações entre as versões). Já no ano de 2011, as versões mudaram, sendo elas:LS: Poderia ser 2 ou 4 portas, para-choques na cor do veiculo, interior renovado e nova grade frontal.
LT: Versão mais completa com 4 portas, tendo alguns itens de série como ar quente, desembaçador traseiro, protetor de carter e alguns acabamentos especiais na cor prata. (depois de 2013, foi implementado o air-bag duplo e o sistema de freio ABS
Advantage: Foi uma série especial lançada em 2014, que tinha Ar condicionado, vidros e travas elétricas, direção hidráulica, exclusivo revestimento para os bancos, rodas aro 14, cores claras no interior, Radio AM/FM e faróis com mascara negra.
A única coisa em que o Celta não se destacava era no quesito segurança. O carro conseguiu apenas uma estrela nos testes, isso com os testes feitos na época.
O celta foi produzido até o ano de 2015, e o Onix tomou seu lugar no mercado. É estimado que foram vendidas cerca de 1,5 milhões de unidades.
Muito obrigado a todos que leram. Se você ficou com alguma duvida ou queira pedir um próximo carro para fazermos a historia dele, deixe aqui nos comentários. Até a próxima !






Nenhum comentário:
Postar um comentário